Números da violência, medo e insegurança crescem em Resende.

O número de assassinatos em Resende cresceu cerca de 50% em 2020.

Números da violência, medo e insegurança crescem em Resende.

O número de assassinatos em Resende cresceu cerca de 50% em 2020.

Foto internet - Jornal Beira rio

  Percebe-se claramente o aumento da violência e da insegurança em Resende. Sabe-se que isso é o reflexo da desigualdade social e a falta de investimento em políticas públicas de curto médio e longo prazo.

  Segundo os dados do Instituto de Segurança Púbica do Rio de Janeiro (ISP-RJ), conforme noticiou o Jornal tribunasf , o número de assassinatos em Resende cresceu cerca de 50% em 2020.  Principalmente entre os jovens das periferias, que dentre tantos fatores que possam ter contribuídos com o aumento desses números podemos destacar o fim e o enfraquecimento de programas municipais e o difícil acesso aos cursos profissionalizantes. 

Foto arquivo - Cloves Alves

Foto internet PMR

  sabe-se que programas como guarda mirim, agricultor Mirim entre outros, são importantes na geração de emprego e renda, assim como as  Fanfarras e bandas, capoeira nas escolas, campeonatos interbairros de futebol, festivais de teatro, atividades na área cultural e esportiva são sem dúvidas  ferramentas essenciais no combate à violência, e que notoriamente perderam forças e espaço nos últimos anos. 

 É indiscutível a urgência da retomada de programas de inserção ocupação e geração de renda para os jovens de Resende.

Foto internte Jornal a Voz da cidade- SENAI e SENAC de Resende.

   Não podemos nos esquecer que instituições como SENAI e SENAC, que na década de 80 e 90 eram gratuitos e formavam milhares de jovens e  hoje tem custo médio mensal de 300 Reais.  Programas como os de bandas e fanfarras  e os concursos anuais precisam ser retomados, a prática esportiva é mundialmente comprovada como uma importante ferramenta de desenvolvimento e socialização. É indiscutível que a educação é um dos pilares da nação,  sabe se também que a força policial de apreensão e repressão são medidas extremas aplicadas quando todos os outros órgãos governamentais falharam. 

  Portanto a diminuição da criminalidade dos assassinatos, o aumento da sensação de segurança é um questão social e econômica que pode e deve ser enfrentado de forma séria e responsável pelo três poderes; Judiciário, legislativo e executivo (Prefeito, vereadores e Ministério Público)   através da fiscalização,  retomada e atualização de programas, projetos e implantação  de políticas públicas  que no passado se provaram um sucesso  e que hoje em curto médio e longo prazo possa  livrar e proteger da criminalidade, da violência não somente  nossos jovens  mas  toda a sociedade.  

 Autor: Cloves Alves 

  

ddieta-17-dias.jpg

Perca peso sem perder a saúde!

Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias

Vinte de novembro, dia da Consciência Negra
Tribunal superior eleitoral (TSE) decide cota de tempo de propaganda e verbas para candidaturas de negros e negras.
  Existem apenas duas classes sociais, as do que não comem e as do que não dormem com medo da revolução dos que não comem. 
Negros e negras compõem 47,6% das candidaturas, No entanto apenas 27,9% são eleitos.
FUNDEB-fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e o avanço permanente na educação brasileira.
Números da violência, medo e insegurança crescem em Resende.
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow
Slider