Vinte de novembro, dia da Consciência Negra

Sabe-se que 20 de novembro, dia da consciência negra é também um dia de reflexão sobre a inserção de negras e negros na sociedade brasileira.

Essa data foi escolhida pela comunidade negra por coincidir com a data da morte de zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil na luta pela libertação do povo negro e contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra é de extrema importância para o reconhecimento aos afros descendentes e na construção de uma sociedade justa e igualitária. Importante na luta contra o racismo e a discriminação, na promoção da igualdade racial e social, bem como na promoção e valorização da cultura afro Brasileira.

É notório que essa é uma data a qual um grupo da sociedade brasileira tem dificuldade em aceitar e respeitar. Perguntas racista sempre surgem com o intuito de despropositar a data, perguntas de respostas simples e objetivas.

Essa data é marcada também por várias temáticas racistas que sempre surgem com a proximidade do 20 de novembro. Nossa analise e estudos será direcionada à comunidade negra e aos brancos não racistas, pois para os racistas não precisa explicar, porque ou eles não querem saber, ou fazem questão de ignorar. É consenso que com racista não se conversa se combate.

“Dia da Consciência Negra. Qual é o dia da consciência branca?”

A comunidade negra escolheu o dia 20 de novembro dia da morte de zumbi dos Palmares para comemorar o Dia da Consciência Negra. 

Comemoração, celebração de uma data é sempre alusivo a algum fato relevante. O Dia da Consciência Negra é alusivo aos 353 anos de escravidão no Brasil e a vitória na luta pela liberdade! O dia da consciência Branca sería alusivo à que? Essa é a pergunta que deveria ser respondida por quem insiste em questionar a legitimidade e a importância do dia da Consciência Negra.

“Vidas negras importam!”

No cenário atual mundial no combate ao racismo surge a frase e o movimento “vidas negras importam”, movimento que visa combater o racismo, a busca por igualdade de direitos e tratamentos, no combate ao genocídio mundial da população negra. Mesmo diante de claras evidencias e a importância do movimento surge mais um questionamento racista:

 “Vidas brancas não importam?”

É evidente que todas as vidas importam, no entanto nesse momento, é  mais uma vez as vidas de negras e negros que estão em perigo

 Uma casa está em chamas quando os bombeiros chegam para apagar o fogo todas as casas da vizinhança importam, no entanto os bombeiros vão direcionar seus esforços e jatos d’água para casa que está pegando fogo.”

Como se vê o movimento “vidas negras importam” no Brasil está dizendo ao estado Brasileiro; pare de nos matar, respeite nossas vidas e de nossas crianças.  Vidas negras importam não que dizer que a vida dos negros e negras valem mais que a dos brancos, está dizendo que a vida negra vale tanto quanto a branca. 

Na incansável busca por desmobilização da comunidade negra, na destruição da identidade e da referência negra exercida por Zumbi dos palmares historiadores o acusam sem nenhuma prova que corrobore com a afirmativa de que Zumbi era dono de escravos!

Não há um único documento ou relato seguro que comprove tal fato, somente especulações ao sistema democrático exercido no Quilombo dos Palmares. Zumbi era um líder um símbolo da resistência do povo negro, um libertário e não um senhor de escravos.  Descendentes e herdeiros escravocratas tentam minimizar o terror da escravidão colonial Brasileira, tentando desqualificar nossa ancestralidade, comparando-a a escravidão imposta aos prisioneiros de tribos rivais na África, mesmo não havendo qualquer semelhança ao modelo covarde, cruel e desumano implantado no Brasil.

Outro questionamento feito por parte da sociedade branca, do qual é certo afirmar que nada  lhe diz respeito, no entanto sempre questionam.

“Porque ter como referência zumbi e não Luiz gama?”

É evidente que essa escolha diz respeito somente a comunidade negra, que tem a competência e a legitimidade de escolher suas próprias referencias, seus heróis e heroínas.

Luiz Gama

No entanto dentre tantos motivos podemos salientar que, zumbi morreu em vinte de novembro de 1695, Luiz gama nasceu em 1830, cento e trinta e cinco anos após a morte de zumbi,  Luiz gama é um ícone, respeitado e amado e de grande reconhecimento de suas obras e  contribuição para os avanços alcançado.

É indiscutível que graças a nossa ancestralidade,  a homens e mulheres como Aquatume, Ganga zumba, Zumbi e  Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, o levante dos malês na Bahia liderados por Ahuna e Pacífico lucutan, é  que vários outros levantes e grandes nomes da resistência puderam surgir, como o próprio Luiz gama, João Cândido, Nilton Santos, mãe menininha, Carolina de Jesus, Abdias do Nascimento, Mariele, eu, você e tantos outros e outras que fazem e farão parte da nossa história e da nossa identidade.

Diante do exposto e por toda uma questão histórica, e diante do terrível momento atual em vivemos se faz cada vez mais importante lembrar, refletir e se proteger, para que as barbáries do passado não se repitam no presente nem no futuro. Qualquer posicionamento contrário ao 20 de novembro, dia da Consciência negra não passa de preconceito, defesa de privilégios de um grupo racista e ou privilégios individuas.

preto você é lindo, você é um rei!

preta você é linda, você é uma Rainha!

Salve o Dia da Consciência Negra!

Salve zumbi dos Palmares!

O maior clube de afroempreendedorismo e afronegócios do Brasil.

Vinte de novembro, dia da Consciência Negra
Tribunal superior eleitoral (TSE) decide cota de tempo de propaganda e verbas para candidaturas de negros e negras.
  Existem apenas duas classes sociais, as do que não comem e as do que não dormem com medo da revolução dos que não comem. 
Negros e negras compõem 47,6% das candidaturas, No entanto apenas 27,9% são eleitos.
FUNDEB-fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e o avanço permanente na educação brasileira.
Números da violência, medo e insegurança crescem em Resende.
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow
Slider